DEFINIÇÃO
A angina, dores no peito que aparecem com o esforço e são aliviadas por repouso, é um sinal de que a musculatura cardíaca não está recebendo um suprimento de sangue adequado.
SINAIS E SINTOMAS:
- Dor em aperto no coração
- Dor em queimação
- Dor atrás no esterno
- Dor no ombro
- Dor na mandíbula
- Dor no braço esquerdo
CAUSAS
Suprimento sanguíneo temporariamente inadequado à musculatura cardíaca, geralmente devido a um estreitamento arterial decorrente de aterosclerose.
Outra causa é a Isquemia miocárdica devido a uma má irrigação no músculo cardíaco, decorrente de uma obstrução coronária. Esta isquemia que ocorre durante um episódio de angina é temporária. Suspendendo a atividade física que a desencadeou, a isquemia cessa.
Outros fatores desencadeantes: Tensão, clima frio ou uma refeição volumosa.
QUADRO CLÍNICO
É muito importante observar as características da dor: Seu tipo e localização; se há irradiação para outras regiões do corpo; intensidade; fatores desencadeantes e se melhora ou piora a dor.
Dor em aperto, pesada, oprimindo coração ou em queimação, localizada abaixo do osso esterno (no meio do tórax ou entre as costela) constritora atrás do esterno (principalmente quando faz exercícios, desaparecendo em repouso).
Esta dor pode se alastrar para ombros, garganta, mandíbula, dentes, nas costas (escápulas) e membros superiores, especialmente o esquerdo. Esta dor cede de 10 – 15 minutos.
A crise de angina se alivia com o repouso (após esforço físico. Mas, se esta dor não tem alívio, pode significar que esta angina é mais grave ou pode se tratar de um infarto do miocárdio, que se trata de uma oclusão total de uma das artérias.
DIAGNÓSTICO
Angiografia – este procedimento mostra o contorno dos vasos sanguíneos numa imagem radiográfica especializada (denominada de angiograma). Um cateter (tubo) fino é introduzido numa artéria, geralmente na coxa, e é avançado até o coração pela aorta. Um meio de contraste, ou corante radiopaco, é injetado no cateter e imagens radiográficas são observadas num monitor. Elas mostram o corante fluindo da rede de artérias coronárias e revelam qualquer estreitamento ou bloqueio.
PREVENÇÃO
Tem uma vida saudável é a condição principal de evitar danos ao seu coração.
Controle os fatores de risco: tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis elevados de gordura no sangue e colesterol.
A atividade física é benéfica para o seu coração. Procure o seu médico e ele te orientará quanto a atividade física melhor para o seu caso.
« Back to Glossary Index